Pular para o conteúdo principal
História da fundação da PAS celebrada no jornal Zero Hora
  • Elementary School
  • High School
  • Ensino Médio
  • Pan American School
  • Pré-escola

Em 8 de julho, foi publicado um artigo no Almanaque Gaúcho, escrito por Leandro Staudt, contando a história da fundação da Pan American School de Porto Alegre. Em destaque no Zero Hora, o artigo relembra a fundação da escola em 1966. 

Leia o artigo completo abaixo:

O americano John Thomas Murdock chegou a Porto Alegre em 1966. Especialista em ciência do solo e professor da Universidade de Wisconsin Madison, ele veio para implementar um programa de mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em uma sala de aula cedida pela Faculdade de Agronomia, Murdock abriu uma escola que mais tarde se tornaria a Pan American School (EPA).

O professor veio com sua esposa e três filhos. Preocupado com a educação de seus filhos e apoiado por outras 13 famílias americanas, ele conseguiu um espaço na UFRGS para as aulas, que eram todas ministradas em inglês. Em setembro de 1966, começou o primeiro grupo de alunos, composto por oito crianças de diferentes idades.

A escola seguia o modelo educacional americano. As aulas começavam pela manhã e continuavam à tarde, com uma pausa para o almoço na cafeteria local. O ano acadêmico começava no segundo semestre, como acontece no Hemisfério Norte.

A escola foi formalmente estabelecida somente em junho de 1967. Dois meses antes, Murdock havia assinado uma declaração publicada no Diário Oficial do Estado anunciando a criação da Associação Pan American School de Porto Alegre. Devido à resistência ao ensino em um idioma estrangeiro, o professor precisava de ajuda para formalizar a escola. O reverendo Floyd Eugene Grady, um missionário da Igreja Presbiteriana, desempenhou um papel fundamental nos esforços políticos para obter o reconhecimento da associação.

Os alunos, todos dos Estados Unidos, continuaram suas aulas na UFRGS até 1968. Como a escola atraiu mais alunos, teve de alugar cinco salas na antiga sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, localizada na Avenida Assis Brasil. Mais tarde, a escola se mudou novamente para os andares superiores do prédio da Escola Americana.

Na década de 1970, devido a dificuldades financeiras, a escola começou a aceitar alunos internacionais de outros países. O inglês continuou sendo o idioma oficial, mas outros idiomas começaram a ser ouvidos nas salas de aula. Em 1975, o PAS teve seu primeiro campus permanente, localizado em uma casa de dois andares na Rua João Paetzel, no bairro Chácara das Pedras. Hoje, esse local é dedicado exclusivamente à Educação Infantil.

Os alunos brasileiros foram admitidos a partir de 1985. O currículo foi adaptado para atender às exigências do Ministério da Educação. A Pan American School alcançou o crescimento que almejava. Em 2007, a escola mudou-se para um novo local na Avenida João Obino, no bairro de Petrópolis.

A Pan American School continua sendo uma instituição internacional. Atualmente, ela tem aproximadamente 460 alunos, 20% dos quais são de outros países.

Murdock faleceu em 2014, nos Estados Unidos, aos 86 anos de idade.