Pular para o conteúdo principal

SUPORTE A IDIOMAS

O objetivo do programa de Artes da Linguagem da Pan American é desenvolver em nossos alunos a capacidade de entender e apreciar pelo menos dois idiomas, usando-os com confiança para a comunicação e o aprendizado em uma variedade de situações. Nós nos esforçamos para enfrentar os desafios específicos dos alunos que estão aprendendo em um idioma diferente de sua língua materna, oferecendo programas integrados e bem implementados de Inglês como Idioma Adicional (EAL) e Português como Idioma Adicional (PAL) a partir de Primary School. Nós nos esforçamos para integrar o patrimônio cultural e linguístico dos alunos em todo o currículo. Por meio de uma abordagem diferenciada e adequada ao desenvolvimento, o programa de alfabetização em dois idiomas da Pan American orienta os alunos para que se tornem aprendizes por toda a vida, desenvolvendo hábitos mentais e habilidades de comunicação que permitirão sua participação plena em uma sociedade global e em um mundo em constante mudança. 

O que é o suporte a idiomas? 

Na PAS, o Suporte de Idiomas foi criado para garantir que todos os alunos, independentemente de seu histórico linguístico, tenham a mesma oportunidade de aprender e ter sucesso acadêmico, social e emocional. Em última análise, isso resulta no bem-estar do aluno, por meio da compreensão e da participação efetiva em sala de aula. Nesse contexto, as habilidades de biliteracia em inglês e português são desenvolvidas, construindo uma base sólida para a aquisição do idioma e contribuindo para habilidades linguísticas abrangentes.
É oferecido apoio a todos os alunos que estão adquirindo inglês e/ou português como idioma adicional. O objetivo desse apoio é:

  • Oferecer ensino de idiomas para alunos matriculados na PAS que não conseguem entender o(s) idioma(s) de instrução ou que têm dificuldade de acessar o programa acadêmico devido ao idioma;
  • Acelerar e apoiar o aprendizado de inglês e/ou português para que os alunos possam ser totalmente integrados à sala de aula;
  • Oferecer suporte em inglês e/ou português para alunos com dificuldades durante as aulas de Homeroom;
  • Apoiar os alunos até que eles tenham atingido o nível de proficiência designado.

 

Inglês como idioma adicional (EAL)

O programa EAL tem como objetivo facilitar a aquisição do idioma inglês para os alunos que se matriculam na Pan American e ainda não são proficientes, bem como acelerar o aprendizado do idioma inglês para os alunos cuja habilidade acadêmica no idioma inglês é uma barreira para o seu sucesso. Nosso objetivo é que os alunos se integrem ao programa regular e se beneficiem das ricas experiências de aprendizado assim que puderem.

O programa EAL oferece suporte aos alunos de inglês de várias maneiras. Os alunos que estão começando a aprender inglês recebem apoio e orientação para garantir que sua aquisição do idioma progrida com sucesso. Nosso programa promove a aquisição do idioma acadêmico integrando os quatro domínios do idioma: Compreensão auditiva, fala, leitura e redação. Os alunos recebem um currículo rico em conteúdo e práticas baseadas em habilidades, com altos padrões que os preparam para o sucesso na escola e na vida.

As aulas de EAL em seus estágios iniciais são principalmente individuais ou em pequenos grupos, com algum apoio em sala de aula quando necessário. Quando os alunos se desenvolvem além desse estágio inicial, o professor de EAL trabalha com os professores da sala de aula/área temática para dar suporte aos alunos de inglês na sala de aula.

 

Português como idioma adicional (PAL)

O programa PAL apóia os alunos estrangeiros que se matriculam no PAS e não falam português. Nosso programa beneficia alunos que chegam ao Brasil e precisam de apoio para se comunicar com a comunidade local. Oferecemos aos alunos lições que enriquecerão seu aprendizado e garantirão que eles tenham uma jornada bem-sucedida em nossa escola e em nosso país. As unidades PAL são sobre a cidade, o estado e o país, garantindo que os alunos também aprendam sobre a cultura brasileira enquanto aprendem nosso idioma. Portanto, o aluno também se familiariza com Porto Alegre, Rio Grande do Sul e Brasil durante nossas aulas. 

As aulas do PAL são principalmente individuais ou em pequenos grupos, com algum apoio em sala de aula quando necessário. Nosso programa promove a aquisição de linguagem acadêmica ao integrar os quatro domínios da linguagem: Compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Nosso objetivo é que, no final, esses alunos tenham uma compreensão ampla do idioma e possam se comunicar bem em português, o que também os capacitará a frequentar aulas regulares de português.