APRENDIZADO ALÉM DA SALA DE AULA
Nossos alunos têm experiências que vão além do currículo e das paredes da sala de aula.
MUSICAIS E CONCERTOS
Concerto de férias
O Holiday Concert é o concerto de fim de ano da Pan American School, no qual os alunos têm a oportunidade de demonstrar seus talentos e conhecimentos desenvolvidos ao longo do ano. O currículo de música americana oferecido na escola promove o aprendizado técnico e a performance musical em uma variedade de estilos, especialmente pop, rock e jazz, resultando em apresentações com um nível técnico surpreendente.
No site Pan American School, os alunos têm aulas de piano, instrumentos de corda, bateria, voz, além de cursos de tecnologia musical, onde aprendem os conceitos de produção digital usando softwares modernos. Durante o Holiday Concert, todas essas experiências de aprendizado são colocadas em prática e a habilidade musical dos alunos se torna visível por meio de excelentes apresentações.
School Musical
A Escola Musical oferece aos alunos a oportunidade de cultivar e mostrar suas habilidades artísticas. Como um aprendizado além da experiência em sala de aula, o musical não serve apenas como uma plataforma para os alunos se expressarem criativamente, mas também fornece um ambiente prático e imersivo para o desenvolvimento de uma ampla gama de talentos. Da atuação e canto à dança e cenografia, os alunos se envolvem em um esforço colaborativo que estimula o trabalho em equipe, a autoexpressão e a confiança. Além dos holofotes, o musical se torna uma tela para o crescimento pessoal, permitindo que os alunos explorem seu potencial artístico e contribuam para uma comunidade vibrante e solidária. Através desta experiência enriquecedora, os alunos não só refinam suas habilidades artísticas, mas também constroem memórias duradouras e uma sensação de realização que se estende muito além do palco.
Aqui está uma lista de algumas das produções:
- 2014 - Willy Wonka
- 2015 - Show de variedades
- 2016 - Cinderela
- 2017 - The Wiz
- 2018 - Grease
- 2019 - Beauty & the Beast (A Bela e a Fera)
- 2024 - High School Musical
CLUBES ESCOLARES
Conselho estudantil - STUCO
Clube de Robótica - Husky Bots
A missão da Husky Bots é estimular a curiosidade e o aprendizado de STEM na comunidade pan-americana e em Porto Alegre, por meio de competições e eventos liderados por estudantes.
Sua visão é instilar a paixão por tecnologia, ciência e negócios em estudantes de todas as idades - um projeto feito por estudantes, para estudantes.
Sociedade Nacional de Honra
A National Honor Society (NHS) eleva o compromisso de uma escola com os valores de bolsa de estudos, serviço, liderança e caráter - os quatro pilares da NHS. Os membros da NHS trabalham de forma colaborativa em projetos de serviço durante todo o ano letivo com o objetivo de ajudar a escola e a comunidade externa. Uma vez empossados, os membros participam de uma ampla variedade de oportunidades locais e regionais para expandir sua liderança e são chamados a servir como modelos na valorização da mentalidade e das ações relacionadas aos pilares. Os objetivos do NHS são criar um entusiasmo pela bolsa de estudos, estimular o desejo de prestar serviços, promover a liderança e desenvolver o caráter dos alunos das escolas secundárias.
Sociedade Nacional de Honra Júnior
A National Junior Honor Society (NJHS) eleva o compromisso de uma escola com os valores de bolsa de estudos, serviço, liderança, caráter e cidadania. Os membros da PAS NJHS trabalham de forma cooperativa para desenvolver projetos de serviço que beneficiem nossa comunidade.
Modelo das Nações Unidas - MUN
O Model United Nations (MUN) é uma simulação acadêmica das Nações Unidas. O principal objetivo do clube MUN é desenvolver e aprimorar as habilidades diplomáticas e de oratória de seus alunos. Além disso, ele os instrui sobre eventos mundiais atuais e tópicos que estão sendo discutidos na agenda das Nações Unidas. A maioria das reuniões do MUN é usada para se preparar para uma simulação, participar de uma simulação ou conferência (às vezes até fora do estado) ou comemorar o sucesso das realizações do clube. Essas simulações envolvem três etapas principais que exigem que o aluno use várias habilidades de ATL. Primeiro, os alunos exploram suas habilidades de pesquisa para entender melhor a situação do país que representam, além de redigi-la em um documento de posicionamento. Em segundo lugar, eles preparam um discurso para defender a posição do país. Por fim, o aluno deve defender a posição de seu país, usando habilidades de pensamento crítico para elaborar argumentos no local em uma conversa com as posições dos outros.
Clube de Matemática
Clube de Sustentabilidade
O Clube de Sustentabilidade tem como objetivo envolver seus membros principalmente no site Pan American School, mas também se conecta a projetos fora dos muros da escola. Os objetivos do clube são:
- Promover e liderar iniciativas que resultem em sistemas e comunidades mais sustentáveis dentro da PAS (programas de reciclagem, uniformes sustentáveis, horta no campus e programa de compostagem)
- Educar a comunidade da PAS sobre questões ambientais (horta e compostagem no campus, investigações em laboratórios do ensino fundamental, separação do lixo em eventos escolares)
- Os projetos para o ano letivo de 23-24 incluem a continuidade do programa de reciclagem de papel e lixo eletrônico, o apoio a um programa de jardinagem e compostagem no campus, a condução de investigações de laboratório com alunos do ensino fundamental, o gerenciamento dos pedidos de uniformes sustentáveis e a separação do lixo em eventos escolares.
Clube do Anuário
Clube de Artes
Clube de música
PROJETOS
Projetos pessoais MYP
Os alunos do MYP em seu último ano exploram uma área de interesse pessoal durante um período prolongado. Isso lhes dá a oportunidade de consolidar seu aprendizado e desenvolver habilidades importantes de que precisarão tanto na educação continuada quanto na vida fora da sala de aula. Também os ajuda a desenvolver a confiança necessária para que se tornem alunos com princípios e que aprendam por toda a vida.
POA MUN
Em 2018, um aluno decidiu explorar a ideia de criar um evento em nível de cidade com base na simulação de debate do Modelo das Nações Unidas. Essa aluna colaborou com especialistas da área para desenvolver e realizar o evento. Depois disso, ela também refletiu sobre os pontos fortes e as áreas de melhoria do evento. Esse Projeto Pessoal foi responsável pela criação do maior evento escolar do tipo MUN em nosso estado desde então. Em 2023, a quarta edição do POAMUN contou com mais de 70 participantes de 10 escolas de todo o país.
TRADINGG
Em 2022, um aluno decidiu explorar todas as etapas para ter sua start-up como uma empresa de envio direto on-line. Esse aluno da 10ª série explorou todos os componentes de um plano de negócios e implementou com sucesso sua empresa on-line seguindo todas as regras, normas e legislações brasileiras para tal atividade. No final, ele refletiu sobre os custos iniciais e o ROI de sua empresa.
Projetos AP Capstone
No AP Capstone, os alunos são incentivados a explorar um tópico ou problema de seu interesse e projetar, planejar e conduzir um projeto de pesquisa de um ano centrado nele. As aulas representam o ponto culminante das habilidades que os alunos aprendem em sua jornada acadêmica, que incluem a análise eficaz de fontes, a formulação de argumentos coerentes apoiados em evidências e o exame de questões sob diferentes pontos de vista. Projetos de pesquisa menores no Seminário AP (G11) prepararão os alunos para o projeto de pesquisa em larga escala que eles realizarão na Pesquisa AP (G12).
Projeto de livro de contos
O projeto final da 8ª série na aula de Língua Portuguesa é a produção de um livro de contos. Esse projeto vem sendo realizado em nossa escola desde 2017, com inovações a cada ano. Além de um projeto final, o livro de contos da 8ª série é um projeto interdisciplinar entre Português, Artes, Música e Espanhol. Depois de estudar o gênero conto e ler contistas brasileiros conhecidos, os alunos são desafiados a escrever seus próprios contos nas aulas de português. Nas aulas de espanhol, os jovens contistas escrevem a seção "Sobre os autores", praticando suas habilidades de escrita em espanhol. Nas aulas de Arte, as capas da frente e de trás são criadas, e cada aluno desenha uma ilustração para acompanhar seu conto. Em Música, os contos são transformados em um audiolivro, narrado pelos alunos, que inclui design de som e efeitos sonoros. O resultado desse árduo trabalho anual é apresentado à comunidade escolar em uma sessão de autógrafos, na qual homenageamos e celebramos toda a dedicação de nossos alunos e professores. Esse projeto de encerramento do ensino médio desenvolve várias habilidades essenciais, como gerenciamento de tempo, criatividade, domínio da língua portuguesa e trabalho em equipe.
CADERNO CULTURAL
G11 Caderno Cultural
O Caderno Cultural é uma publicação anual realizada pela 11ª série a partir da interface entre Português e Estudos Sociais Brasileiros, na qual nossos alunos exploram temas relacionados a economia, política, ciência, tecnologia, esportes, cultura e mídia. A partir de um ponto de vista baseado na educação para a mídia, eles exploram múltiplas perspectivas sobre a interconexão entre o Brasil e o mundo. O projeto é uma oportunidade de entender as múltiplas camadas de nossa identidade como brasileiros, latino-americanos e cidadãos globais em uma sociedade cada vez mais interconectada.
Ao analisar e produzir conteúdo de mídia, os alunos da 11ª série tornam-se cidadãos informados, capazes de navegar criticamente em um mundo saturado de informações. O Caderno Cultural, mais do que uma publicação do Programa de Estudos Brasileiros (PREB) do Pan American School, é uma plataforma de cidadania e expressão cultural, na qual os alunos atuam como jornalistas, conduzindo todo o processo editorial e desenvolvendo autonomia e pensamento crítico.
O Caderno Cultural busca ser acessível e relevante para a diversificada comunidade do Pan American School. Convidamos você, como leitor, a refletir sobre o papel da mídia na formação de nossa opinião e identidade. Aproveite a leitura!
As opiniões expressas no material refletem os pontos de vista individuais dos alunos em sua produção e não representam as opiniões expressas pelo site Pan American School ou por seus colaboradores.
Clique na imagem abaixo para ler a publicação completa.